O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 16/08/1890
Emancipação Política: 16 DE AGOSTO DE 1890
Gentílico: ARACOIABENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: NORTE CEARENSE
Microrregião: BATURITÉ
Distância para a capital: 73 KM

Dados de características geográficas

Área: 656.532,00
População estimada: 26405
Densidade: 4.022,00
Altitude: 102
Clima: SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
O nome Aracoiaba vem do nome de um rio que atravessa o município e tem duas origens: aracoiaba ou aracoaguaba. O topônimo aracoiaba vem do tupi-guarani ara (ave), cói (falar) e aba (lugar), e significa lugar do canto das aves. Já o topônimio aracoaguaba também vem do tupi-guarani ará (ave), cói (falar) e aba (lugar), e significa lugar onde as aves gorgeiam[6]. Sua denominação original era Comum, depois Aldeia Canoa e, desde 1871, Aracoiaba.
Aracoiaba é uma antiga comunidade do Ceará, remontando à primeira metade do Século XVIII.

O inicio de sua colonização. Desde 1655 que os Jesuítas viviam na região do Maciço de Baturité, num local chamado “Comum”, (hoje Olho D’água dos Padres Jesuítas).

Em 1762, os jesuítas convidaram o Ouvidor Geral da Província do Ceará, para subir a Serra de Baturité, local de difícil acesso, que o Ouvidor teve de ir montado num burro, meio de transporte adequado e existente na região naquela época.

Os objetivos de tão árdua caminhada era motivar sua Exa. A se interessar pela “Missão” e assim a transformar em “ Freguesia ” pois essa progressão era caminho para posteriormente se tornar “ Vila ”, com as decorrentes vantagens que vinham.

A visita foi feita tendo como conclusão do senhor Ouvidor a topografia impossibilitava a região para edificação de uma cidade, porém quem descesse das quebradas das serras os “ jenipapos ” para se unirem com os “Canidé”, os “ Chorós ” e os “ Quesitos ” e assim encontrassem uma planície que o Ouvidor apreciou lá no alto da serra, onde a paisagem era alterada apenas pelos relevos da “ Pedra Aguda ”, acidentes geográficos situados na Região, hoje, Aracoiaba.

Tais índios eram de origem “Tupi Guarani”, conhecidos por sua cultura um pouco mais evoluída, devido suas localizações próximas ao litoral cearense.

Os Jenipapos, dois anos depois desceram o rio Aracoiaba, que era navegável por ele se concretizavam transações comerciais, que iam até o Choró e Ideal. Para que tivessem melhor acesso a capital cearense, daí o Senhor Marcelino, carroceiro, transportador na época construiu sua barraca as Margens do Rio Aracoiaba. Este caminho tornou-se importante de homens e animais. Daí as famosas frases “ Vamos nos encontrar lá no seu CANOA ”, “ Lá no CANOA ” posteriormente caracterizava a região como local chamado “ CANOA ”.

Mais tarde ganharia o nome de ARACOIABA ( ARACOY-ABA ), que era Tupi Guarani que dizem Lugar, Cantos e Pássaros.

O Governador de Nossa Senhora da Assunção o cavalheiro Professor na Ordem de Cristo, Capitão Mor da Capitania do Ceará Grande, Sr. Capitão Domingos Simões Jordão, quem despachando petição do também Capitão Pedro da Rocha Maciel, concedeu-lhe “ Três ” Léguas de Terras continuas principiando e conferindo tudo na forma da petição do suplicante, para ele e seus herdeiros, ascendentes e descendentes com todas as suas águas, campos, matos, testados e logradouros que nela houverem. Era a Célebre “ SESMARIA ” de Pedro da Rocha Maciel, que ficava “em riacho que nasce na serra de Baturité e deságua no rio Choró, conhecido pelo nome de Aracoiaba. Daqui se vê que o Município de Aracoiaba nunca pertenceu a Baturité, pois praticamente foi criado 37 anos antes daquele e vivia independente. Graças a luta democrática e ilustres representantes de Aracoiaba, que 41 anos depois de se tornar Município que aconteceu a emancipação. Entre os ilustres estão: Eduardo, Aristides e Eugênio de Castro e Silva, Pedro Guedes Alcoforado, Cirilino Patrício Pimenta, Antônio Alves da Rocha, José Lopes da Silva, com o apoio do Presidente Getúlio Vargas, Marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora e outros.

Em 04 de Dezembro de 1933, o Capitão Roberto Carneiro de Mendonça sob o decreto nº 1156, o Município de Aracoiaba, figurando o mesmo com os distritos de Vazantes e São Sebastião, hoje Curupira (Ocara).

PARTE FÍSICA

Destacando sua parte física e localização geográfica, Aracoiaba tem:

LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA: 40.21’20” Latitude Sul
38°49’40” Longitude Oeste
Em linha reta, fica a 78 km de Fortaleza, sendo que acompanhando a Estrada de rodagem, fica a 86 km da Capital Cearense.

1.ALTITUDE: 101 m acima do nível do mar ( Sede )

2.ÁREA INICIAL: 1857 km²

3.ÁREA ATUAL: 880 km²

4.LIMITES INICIAIS: (Decreto Nº 440 de 20 de Dezembro de 1938 )

a)OESTE: Município de Baturité;

b)NORTE: Município de Redenção, Pacajús e Cascavel;

c)LESTE: Município de Cascavel e Morada Nova;

d)SUL: Município de Quixadá.

6. LIMITES ATUAIS:
a)NORTE: Com Município de Redenção;
b)OESTE: Com Município de Baturité;
c)LESTE E SUL: Com o Novo Município de Ocara.

7. HIDROGRAFIA: Banhada pelos Rios:
a)Aracoiaba;

b)Candeia;

c)Pirangi;

d)Choró.

RIO ARACOIABA

É formado por dois rios importantes, o rio Candeia, que nasce nas serras do Riachão e abastece os lugares de Boa Vista e São Sebastião, beneficiando milhares de pequenos agropecuaristas.

Nas plantações de substancias hortaliças, cana-de-açúcar e principalmente as plantações frutíferas.

No seu percurso do rio Candeia, na localidade de São Sebastião o rio passa sobre uma ponte que tem uma barragem. Na localidade de Candeia de Baixo limite com Baturité – Aracoiaba recebe as águas do riacho Salgado, mesmo assim no seu percurso, os moradores da Rua Amélia, Genipapeiro, Cana-Brava e Bairro São José retiram do rio pequenos peixes para sua sobrevivência, suas frutas que são mangas, cajus, goiabas e outras mais.

No bairro São José o rio Candeia junta-se com o rio Putiú que passa pela cidade de Baturité e recebe o nome de Aracoiaba, indo deixar suas águas no oceano.

PEDRA AGUDA

SEU RELEVO É:

a)Pedra Aguda- “Monólitos, Terciários, Legendários”.

Elevação íngreme, em pleno sertão Aracoiabense ocupando aproximadamente 12 km de circunferência e altitude de 250 metros; tem sua forma bastante semelhante ao Pão de Açúcar do Rio de Janeiro. Devido ao brilho refletido pela composição rochosa, que lhe deu origem e pelos ecos que ressoam de suas concavidades e de sues largos flancos e também por se construir uma imensa e altaneira montanha de pedra, torna-se por esta razão, uma verdadeira “Concha Acústica” da natureza, em meio à amplidão da planície, que se estende a seu redor. Daí porque lhe é atribuído à legendária forma de um Palácio de Ouro Encantado, de onde surgem fabulosos cantos, descrevendo os sons de instrumentos musicais, o tilintar de centenas de talheres, as vozes, choros distantes de princesa e demais contos, bem como vozes de Reis, emissão de cores radiantes durante o dia e de luzes florescentes, durante a noite, acompanhada da sublimação de “bolas de ouro”.

O povo na sua cresça atribui efeitos sobrenaturais àqueles fatos dando-lhes a dimensão de encantamentos.

A escalada do majestoso monólito continua um tabu, tendo sido quebrado por uma equipe de jovens Aracoiabense, liderada pelo cinegrafista Giovani Lima Verde.

b)QUANTO A SUA ELETRIFICAÇÃO:

Em 1870, sob a iniciativa da Companhia Cearense de Via Férrea Baturité foi iniciada a construção da Estrada de Ferro destinada a servir ao sul do Estado. Esta alcançou a pequena Aldeia de cana em 1880, na administração do Engenheiro Inglês Carlos Mórsing e inaugurada em 14 de Fevereiro de 1880 na localidade de Moamba, hoje Arraial Santa Isabel. Esta construída por estrangeiros, onde colaborou para escoar a produção do município.

NA SUA HISTÓRIA ARACOIABA TEVE COMO INTENDENTES E PREFEITOS

O Município de Aracoiaba ficou sendo administrado por lideres comunitários, chamado Intendente. No momento em que Aracoiaba foi visitada pela comitiva de Getulio Vargas, então Presidente do País, estava à frente do Município como Intendente, o Sr. Eduardo de Castro, isto em setembro de 1935.

INTENDENTES E PREFEITOS:

01- Cel. Cirilino Pimenta – Intendente
02- Cel. Pedro Guedes Alcoforado – Intendente
03- Antônio Setúbal Barreto – Intendente
04- Pedro Coelho de Albuquerque – Intendente
05- Eduardo de Castro e Silva – 1º Prefeito Eleito – 1936 / 1937
06- José Lopes da Silva – Prefeito Nomeado – 1937
07- Raimundo Germano Maia – Prefeito Nomeado
08- Francisco Coelho Filho – Prefeito Nomeado
09- Aristides de Castro e Silva – Prefeito Eleito – 1947 / 1951
10- Raimundo Freitas Costa – Prefeito Eleito – 1952 / 1955
11- Sólon Lima Verde – Prefeito Eleito – 1956 / 1958
12- José Nobre Gadelha – Prefeito Eleito – 1959 / 1962
13- Raimundo Aírton de Castro – Prefeito Eleito – 1963 / 1966
14- Antônio Joaquim de Oliveira Filho – Prefeito Eleito – 1967 / 1970
15- Raimundo Aírton Ferreira de Castro – Prefeito Eleito – 1971 / 1972
16- Dr. Gerardo Alves de Melo – Prefeito Eleito – 1973 / 1976
17- Dr. Francisco Ary Ribeiro Teixeira – Prefeito Eleito – 1977 / 1982
18- Dr. Vicente Bastos Sampaio – Prefeito Eleito – 1983 / 1988
19- Dr. Francisco Ary Ribeiro Teixeira – Prefeito Eleito – 1989 / 1992
20- Dr. João Aguiar de Brito – Prefeito Eleito – 1993 / 1996
21- Dra. Marilene Campelo Nogueira – Prefeito Eleito – 1997 / 2000
22- Dr. Francisco Ary Ribeiro Teixeira – Prefeito Eleito – 2001 / 2004
23- Dra. Marilene Campelo Nogueira – Prefeito Eleito – 2005 / 2008

24- Dra. Marilene Campelo Nogueira – Prefeito Eleito – 2009 / 2012 – Atual

COM RELAÇÃO AO CREDO DE NOSSO POVO É CARACTERIZADO PELA RELIGIÃO CATÓLICA.

A Paróquia de Aracoiaba foi criada no ano de 1914, desmembrada assim das freguesias: Baturité e Redenção.

Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira de Aracoiaba, cuja festa religiosa alusiva à Padroeira é 08 de dezembro, constando de missa solene, novenários, procissão, quermesse e leilões.

RELAÇÃO DOS PADRES DE ARACOIABA:

01- Padre Godofredo Cândido dos Santos – 1914
02- Padre Henrique Vilibrordo Luiten ( Holandês ) – 1923
03- Padre Francisco de Lima Freitas – 1925
04- Padre Felipe Pinheiro ( Jesuíta ) – 1932
05- Padre Demétrio Elizeu de Lima – 1935
06- Padre Irineu Lima Verde Soares – 1942
07- Padre Domingos Rodrigues Vasconcelos – 1943
08- Padre Aloísio Furtado ( Jesuíta ) – 18 /08 /1972
09- Padre Lindorval de Melo Dantas – 30 / 10 / 1972
10- Padre Hugo Eduardo Furtado ( Jesuíta ) – 27 / 02 / 1972 Observação: Como vigário cooperador e substituto de 08/05/1973 e 13 / 09 / 1977
11- Frei Jeremias Saraiva Teles – 1974 a 1977
12- Padre Gabriel Vieira Belo – 1978 a 05 / 02 / 1984
13- Padre Antônio Honduvilla Saldo ( Espanhol ) – 1984
14- Padre Abel Jackson Peixoto Lima – 1985
15- Padre Carlos Alberto Monteiro de Andrade – 1986 a 1992
16- Padre José Ferreira de Mesquita – 1992 a 1996
17- Padre Marcos Vinícius da Silva – 1997 a 2000
18- Padre Clóvis Nogueira de Oliveira – 2001 a 2007
19- Padre Josileudo Queiroz Façanha – 2007 a 2009

20- Padre Elizeu dos Santos – 02/2009 – Atual

Aracoiaba, cidade de povo religioso, onde predomina o Catolicismo, desde os antigos até os dias atuais.

QUANTO A SUA TRADIÇÃO HISTÓRICA MUITAS PESSOAS FIZERAM PARTE HISTÓRIA E PASSARAM A HISTÓRIA PELOS SEUS TRABALHOS E COSTUMES DESDE O MAIS SIMPLES AO MAIS ALTO

CARRETEIROS

Sr. Marcelino dono do primeiro carro carnavalesco, com alegorias em Aracoiaba.

Pedro Velho carregava passageiros de trem que andava com bagagens.

João Barata que bebia muito e nunca faltava dinheiro no bolso, para pagar bebida para os amigos.

PROFISSIONAIS ANTIGOS

Ferreiro – Sr. Pedro da Silva
Fábrica de calçados – Sr. Chico
Fogueteiro – Chico Canário
Fábrica de bonecas – Dona Raquel
Cerâmica ( Barro ) Sr. Teotônio
Carpintarias – Etelberto de Castro
Medicina Popular – Sr. Antônio Moura e Sr. Sólon
Seresteiro – Francisco Aceles
Restaurante – Dona Marcelina

PROFETAS POPULARES

Antônio Moco
Chico Grinaldo
Matias

NOSSA CIDADE COMO QUALQUER OUTRA APRESENTA SEUS PONTOS TURÍSTICOS, DENTRE OS QUAIS CLASSIFICAMOS:

a) Ponte Metálica Ferroviária
b) Barragem do João Correia
c) Pedra Aguda
d) Foz dos Rios Aracoiaba e Choró
e) Ponte do Rio Mazagão
f) Observatório Moura Brasil ( Astronomia )
g) Capelinha do Alto Santo
h) Ponte sobre o Rio Aracoiaba – Vazantes
i) Pólo de Lazer ( Horto Florestal )
j) Ponte sobre o Rio Choró – Ideal

SAÚDE

Aracoiaba passou muitos anos com seu setor de saúde bastante precário, dependendo exclusivamente da “ MEDICINA POPULAR ”, porém os irmãos Dr. Gerardo e Almir Pinto deram o ponta- pé inicial juntamente com os políticos da época, lançando assim, a Pedra Fundamental da “ Maternidade Santa Isabel ”.

Foi então iniciada a construção do prédio, que mal passou dos alicerces, tendo sido a mesma paralisada por muitos anos, reativada sua construção somente na primeira gestão do Governador Virgílio Távora.

Por ocasião da inauguração, ficou acertada que a mesma só se concretizaria, após o nascimento de uma criança naquela Maternidade e no caso de nascer do sexo feminino, chamar-se-ia “ Isabel ”. A criança que teve sorte foi “ Isabel Diana Freitas de Brito ”, nascida em 24/08/1966, a qual hoje é jovem funcionária do Município.

Atualmente o Hospital e Maternidade Santa Isabel, muito já cresceu atendendo todo o Município e Municípios Vizinhos e conta com o apoio de postos de saúde nos distritos e povoados.

JUSTIÇA

Aracoiaba foi erguida em Município pelo Decreto Nº 44, de 16 de Agosto de 1890, assinado por Antônio Luiz Fenas. Foi criado seu Foro Civil em 02 de Setembro de 1896, pela Lei Nº 324, tendo seu respectivo termo sido instalado em 24 de Outubro do mesmo ano. Presidiu o ato o Dr. João Firmino Dantas, Juiz de Direito de Baturité.

Lei Nº 213, de 09 de Junho de 1948, o termo foi elevado à categoria de Comarca de 1ª Estância.

JUIZES:

01- Dr. Jacinto Botelho de Sousa
02- Dr. Arculino Silva Barreira
03- Dr. Vicente Bessa
04- Dr. Edson Burlamaqui de Sousa Martins
05- Dr. Antônio Façanha
06- Dr. Raul de Sousa Girão
07- Dr. José Augusto Ribeiro
08- Dr. José Bruno Pereira
09- Luiz Feitosa Noronha
10- Dr. Gilson Viana Martins
11- Dr. José Carneiro Girão
12- Dr. Geavam Chaves de Sousa
13- Dr. Raimundo de Sousa Nogueira
14- Dr. Raimundo Eymard Ribeiro
15- Dr. Valdson da Silva Alves
16- Dr. Wilton Machado
17- Dr. José de Arimatéia Rocha
18- Dr. Sérgio Silva Canelas
19- Dr. Paulo Roberto de Alencar
20- Dr. Antônio de Pádua Silva
21- Dra. Jane Ruth
22- Dra. Ana Cristina Esmeraldo
23- Dr. José Maria Sales Santos
24- Dra. Natalia Almino Gondim – ( atual )

PROMOTOR DE JUSTIÇA – Dr. Stênio Moreira Costa

INDÚSTRIAS E ATIVIDADES ECONÔMICAS

Inicialmente Aracoiaba nos “velhos tempos” possuía, fábricas de beneficiar algodão, arroz resíduo, sabão e explorava grafite, sendo proprietários: Cel. Cirilino Pimenta, Carmélio de Oliveira, Aristides de Castro e P. Machado.

ATUALMENTE:

Forno Continuo, refratário para produção de cal, Cerâmica de Olarias, Aviamentos, Carpintarias, indústrias de beneficiamento de couros, pequenas confecções de roupas e bordados, Peladura de Cereais.

PRODUTOS REGIONAIS:

a)Caju;
b) Castanha;
c)Cana-de-açúcar;
d)Cereais: Milho, arroz, feijão mandioca, etc.

PECUÁRIA

Carnes: Bovinos, Suínos
Caça e Pesca

PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS

a)Leite
b)Ovos
c)Cera de Carnaúba e outros.
O principal evento cultural são os festejos de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Aracoiaba, cuja festa religiosa alusiva à Padroeira é 8 de dezembro, constando de missa solene, novenários, procissão, quermesse e leilões. Outra festa bastante popular são as Novenas de São Francisco, que começa no final do mês de Setembro e termina no dia 4 de Outubro, atraindo muitas pessoas de todas as localidades vizinhas. Além disso, hoje, o maior patrimônio histórico-cultural do município hoje é a Orquestra de Sopros de Aracoiaba, regulada pela Lei municipal 1266/2018, composta por 45 membros, tendo sua existência há mais de 100 anos, promove as manifestações culturais através de música de diversos estilos, não somente dobrados ou outras consideradas antigas, mas, também, populares e reflexivas, trazendo para os cidadãos um valor sociocultural que marca sua história e maneira de lidar com a vida.
O município tem nove distritos: Aracoiaba (sede), Ideal, Jaguarão, Jenipapeiro, Lagoa de São João, Milton Belo, Pedra Branca, Plácido Martins e Vazantes.
Agricultura: algodão, caju, banana, arroz, cana-de-açúcar, milho, feijão
Agropecuária: bovinos, suínos e aves
Indústrias: tem oito indústrias, sendo uma do setor mobiliário, uma química, uma de diversos e serviços de construção e produtos alimentares. Há ocorrência de minerais de grande rentabilidade como espodiemênio, grafita, calcário em forma cristalina, lepidolita, manganês, pinoluzita e quartzo.
NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#aracoiaba Há 294 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#aracoiaba Há 1 ano(s)

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente para alertar e conscientizar a população sobre o câncer de mama.

#aracoiaba Há 1 ano(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#Finança Há 1 ano(s)

Informações sobre o seu IPTU

Informações sobre o seu IPTU agora você pode parcelar

#Administração Há 2 ano(s)

Manual de Normas e Procedimentos

Processos Administrativos

#Desenvolvimento Há 2 ano(s)

PROCESSO SELETIVO Nº 001/2021.2 PARA O CURSO COSTURA EM JEANS E MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS DE COSTURA.

A Prefeitura Municipal de Aracoiaba/CE · PMA sob CNPJ Nº 07.387.392/0001 - 32 através da [...]

#aracoiaba Há 2 ano(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#Cultura Há 2 ano(s)

RESULTADO PRELIMINAR DOS PROJETOS SELECIONADOS RELATIVO AO EDITAL Nº 01/2021 DA SECRETARIA DE CULTURA - LEI ALDIR BLANC

RESULTADO PRELIMINAR DOS PROJETOS SELECIONADOS RELATIVO AO EDITAL Nº 01/2021 DA SECRETAR [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito